Translate

quarta-feira, 8 de maio de 2013

1ª Lista de exercícios


LISTA 1 – ECONOMIA INTERNACIONAL – Diurno (Entrega em 27/05)
Professor: Wellington Pereira
Monitora: Caroline Helena Razera
1- Demonstre como a ideia de vantagem comparativa se relaciona com o custo de oportunidade de um determinado país. Dê um exemplo numérico.
2- Mostre o pressuposto para que os países participantes do comércio internacional ganhem com o comércio no modelo ricardiano, dissertando sobre as principais hipóteses deste último.  Dê um exemplo numérico.
3- Dado o modelo de fatores específicos, explique o efeito de uma mudança dos preços relativos na distribuição de renda para os trabalhadores, proprietários de capital e os de terra.
4- Imagine uma economia que produza dois bens e que possa alocar sua oferta de mão-de-obra entre dois setores. Além deste fator móvel, existem o capital e a terra como fatores específicos das manufaturas e dos alimentos, respectivamente. 
a)      Dada uma restrição orçamentária, qual o efeito de um aumento de 10% no preço relativo das manufaturas sobre o nível de produção de manufaturas? Demonstre numericamente e graficamente através das curvas de fronteira de possibilidades e da isovalor. Sendo: PMo = 1; PAo = 2; QMo = 10; QAo=50; QA1= 20; e dada a função de oferta relativa dos bens: QM = [2PM.(PA^-1)].QA.
b)      Utilizando o mesmo exemplo numérico do item a), e mantidos constantes os preços dos bens, o que ocorre com os níveis de produção de alimentos e de manufaturas se somente o fator móvel total aumenta de LTo=300 para LT1=600, com aumentos fatorialmente proporcionais no setores da economia? Sendo: LMo= 150; Ko,1=10; To,1=10. Dado as funções de produção abaixo: (LT= LM+LA)
QM = 2K.LM
QA = 3T.LA

5- De acordo com o diagrama a seguir, responda os itens abaixo.

Suco de laranja(em 100 L)
Computadores(em unidades.)
EUA
-20
+200
BRASIL
+20
-60
Ganhos do comércio



a)      Mostre as vantagens absolutas e comparativas de cada país.
b)      Qual o custo de oportunidade para a produção de 450 computadores em termos de suco de laranja(litros) para os EUA?
c)       Quais os ganhos absolutos do comércio internacional caso as economias se especializem de acordo com as vantagens comparativas?

6- Monte um exercício numérico similar ao do exercício 5), respondendo as requisições dos itens a) a c).
7- De acordo com as teorias do comércio internacional, julgue os itens a seguir, justificando-os:
a)      De acordo com o modelo ricardiano, as vantagens comparativas, baseadas em diferenças nos custos de produção, na demanda e na presença de economias de escala, justificam a existência do livre comércio entre países e se traduzem em ganhos adicionais para consumidores e produtores domésticos.
b)      No modelo de Heckscher-Ohlin, a idéia de que o comércio internacional promove a convergência e até equalização dos salários entre países não se sustenta caso essas economias utilizem tecnologias distintas.

8- Suponha que os custos de produção (em termos de unidades de trabalho) de vinho e de tecido na Inglaterra e em Portugal sejam conforme a tabela abaixo:

VINHO
TECIDO
PORTUGAL
10
20
INGLATERRA
50
50

Assim, por exemplo, para produzir uma unidade de vinho em Portugal são usadas 10 unidades de trabalho; e na Inglaterra, 50 unidades de trabalho. Pode-se, então, afirmar que:
a)      A Inglaterra tem vantagem absoluta em ambas as indústrias.
b)      Portugal tem vantagem comparativa em vinho e em tecido.
c)       Portugal tem vantagem comparativa em vinho e a Inglaterra, em tecido.
d)      Portugal tem vantagem absoluta em vinho, mas não em tecido.
e)      Portugal tenderia a se especializar na produção de tecido e a Inglaterra, em vinho, caso se abrisse o comércio entre os dois países.
9- De acordo com a teoria clássica ricardiana, suponha que dois países (A e B) que produzem dois produtos (X e Y), usando apenas um fator de produção (trabalho). As produtividades médias do trabalho constantes na produção de ambos os bens e em ambos os países são apresentadas na tabela abaixo.
 

País A
País B
Produto X
2
1
Produto Y
3
2

É correto afirmar que o país A deverá:
a)      Exportar o bem X e importar o bem Y.
b)      Exportar o bem Y e importar o bem X.
c)       Exportar tanto o bem X como o bem Y.
d)      Não comercializar com o país B.
10- O modelo de Heckscher-Ohlin, de comércio internacional, supõe que, entre os países envolvidos, a(o):
a)      Vantagem comparativa seja anulada.
b)      Dotação de fatores de produção seja a mesma.
c)       Economia de escala na produção determine o comércio internacional.
d)      Tecnologia disponível seja a mesma.
e)      Comércio internacional de fatores de produção possa ocorrer.
11- O país A é abundante relativamente no fator trabalho, enquanto B o é em capital. Ambos podem investir na produção de alimentos, intensiva em trabalho, ou na produção de máquinas, intensiva em capital. De acordo com a teoria de dotação de fatores (Heckscker-Ohlin-Samuelson), em qual atividade cada um dos países deveria se especializar para que o comércio internacional fosse o mais benéfico possível para ambos os países?
12- Suponha que, em uma economia conforme a teoria de Heckscher-Ohlin e aos preços correntes dos fatores, os tecidos utilizam 40 horas de trabalho para cada alqueire de terra e alimentos são produzidos utilizando 10 horas de trabalho por alqueire de terra.
a)      Determine a alocação de recursos da economia, dado que o LT= 1200 horas de trabalho e TT= 120 alqueires de terra.
b)      Demonstre graficamente o que ocorreria com a alocação dos recursos da economia caso a oferta total de mão-de-obra aumentasse para 1500h.
13- Descreva como David Hume se coloca contrariamente as políticas econômicas do mercantilismo através do fluxo preço-espécie.
14- Disserte sobre os benefícios econômicos trazidos pela ideologia mercantilista relativamente às economias anteriores ao período em que este era vigente, onde estas que sofriam de deflação e eram politicamente segmentadas.
15- Relacione a divisão social do trabalho de Smith com a ideia de vantagens absolutas.

2 comentários: