Translate

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Gabarito da 1ª Lista

GABARITO LISTA 1 – ECONOMIA INTERNACIONAL
Professor Wellington da Silva Pereira

1- Mostrar que o conceito de vantagem comparativa é relacionado com o custo de oportunidade da produção de um bem em termos do outro bem produzido na economia. Exemplificar numericamente com similaridade à questão 5, 8 ou 9.

 2- O pressuposto ricardiano é que a economia se especializa nos bens nos quais esta possui vantagens comparativas. As principais hipóteses do modelo são: - Mercado de concorrência perfeita. - PmgL = w (não há lucros). - Tecnologias diferentes em termos de produtividade do trabalho. - Retornos constantes de escala. - Duas economias, dois bens, um fator, entre outras hipóteses.

 3- Demonstrar o que acontece aos salários dos trabalhadores, lucros dos proprietários de capital e dos proprietários de terra se, por exemplo, ocorre um aumento no preço das manufaturas: - Salário em termos de manufaturas, w/Pm, cai, e o salário em termos de alimentos, w/Pa, aumenta. - Proprietários de K ficam em melhor situação. Maior lucro para o setor. - Proprietários de L ficam em pior situação. Menor lucro para o setor. Justificar os fenômenos.

 4- a) Qm= 25. b) Sendo LM1= 300 e LM2= 300, Qm1= 6000 e QA1= 9000.

 5- a) Nenhum país possui vantagem absoluta na produção de suco de laranja. EUA possui vantagem absoluta em computadores. EUA possui vantagem comparativa em computadores e Brasil possui vantagem comparativa em suco de laranja. b) 45 unidades de suco de laranja (100L). c) Os ganhos adicionais/absolutos são 140 para a produção mundial.

 6- _____________

 7- a) Falso. Modelo ricardiano não se baseia em custos de produção e baseia-se em demanda por trabalho e não demanda. As economias de escala são consideradas constantes neste modelo. b) Verdadeira. Promove também convergência de preços.

 8- C.

 9- A.

 10- D.

 11- Dados os preços relativos, o país A é abundante em L, e como alimentos são intensivos em trabalho e o custo de oportunidade entre manufaturas e alimentos é alto neste caso, o país em questão exportará em alimentos. O país B é abundante em K e seguindo a mesma lógica, exportará máquinas, pois o custo de oportunidade entre alimentos e manufaturas é alto e máquinas são intensivas em capital.

 12- a) Dado que L= 600 e T = 60, e sabendo que L = La + Lt; T = Ta + Tt, através de um sistema de equações tem-se que: -Tt= 20. -Ta= 40. -La= 200. -Lt= 400. b) Utilizando-se de um diagrama como o das páginas 73 e 74 (4ª edição Krugman & Obstfeld), que demostra as alocações de recursos da economia, mostrar que: -La= 133,4. -Lt= 666,6. -Tt=33,33. -Ta= 26,66.

 13- Demonstrar através do fluxograma de preço-espécie de Hume, que devido a uma taxa de câmbio desfavorável, causada por aumentos da quantidade de moeda ofertada (M), ocorriam déficits na conta corrente do país. Como ocorrem mais importações, devido a aumentos de preços internos, ocorre diminuição da base monetária que reduz os preços internos novamente, causando maior entrada de moeda, que aumenta a base monetária novamente, fechando o ciclo. Em uma economia simplificada, a base monetária é igual à oferta de moeda. Para os governos mercantilistas, a riqueza não provinha do comércio, como para Hume, mas sim do entesouramento das moedas. Hume os critica por confundirem riqueza com moeda.

 14- Relacionar o surgimento do Estado Moderno e a unificação econômica com a monetização da economia. - Monetização trouxe inflação. Instabilidade do nível de preços, o que traz incerteza (preços relativos), porém comércio mundial cresceu. - Antes do surgimento da utilização da moeda como meio de troca, reserva de valor, entre outras das suas utilizações, a economia sofria deflação do nível de preços, o que limitava o comércio mundial, porém o nível de preços era estável.

 15- Se há divisão social do trabalho surge maior eficiência/ produtividade do trabalho, que é o fator determinante para que certo país tenha vantagem absoluta sobre outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário